Estou começando, e agora?
Oi família! Sejam bem vindos ao Grupo Escoteiro do Ar Jahú 437/SP
Sabemos que o começo é confuso, pois temos muitas dúvidas. Nessa página tentamos concentrar o máximo de informação possível para quem está começando, ao menos o que é necessário saber no início. O restante vamos informando com o passar do tempo, tudo bem?
Na medida que formos percebendo que é necessário acrescentar novas informações aqui, iremos fazê-lo.

ANTES DE QUALQUER COISA SAIBA QUE…

… crianças nunca tem certeza do que querem, pois não possuem experiência de vida suficiente para tomadas de decisões. Dizemos isso por que é muito comum ouvirmos que as crianças não querem mais participar das atividades escoteiras, e os pais sem ao menos compreender suas motivações nos dizem “não quero força-lo a nada”. Como uma criança de menos de 10 anos de idade pode saber o que é melhor para seu futuro?

Se depender deles nenhum ficará no grupo ou em qualquer outra atividade que os disciplinem ou exijam esforços, pois irão preferir ficar em casa no computador, tv ou celular, que pra eles não cansa e não gera conflitos sociais. Somos nós, adultos, quem devemos oferecer a eles situações de vida que façam deles adultos mais fortes. Eles precisam se frustrarem, precisam aprender a conviver com as dificuldades em conviver com outras crianças e pessoas, e precisam entender que para ter algo que gostam, precisam passar por situações que não gostam. É a Lei da vida!!!

E esse é o propósito do escotismo, proporcionar um ambiente controlado para que se desenvolvam plenamente.


PRECISO COMPRAR ALGUMA COISA?

No começo não precisa comprar nenhum tipo de material.
Primeiramente o jovem permanecerá por 20 dias para ambientar-se, e só depois poderá adquirir seu uniforme.
Mas é bom avisar que no movimento escoteiro não é permitido fazer uso de qualquer item ou peça de uso militar (camuflado ou verde oliva).

E também o calçado que se usa com o uniforme deve ser de cor preta (totalmente preto).

Não podemos colocar nada no uniforme que não seja permitido, como pins, bottons ou outros ítens. Tudo o que pode ser utilizado no uniforme é regido por regras rígidas. Sempre consulte antes o seu chefe.

E COMO FAÇO PARA COMPRAR O UNIFORME?

Depois que receber o seu número de registro da UEB, poderá adquirir seus ítens escoteiros que serão informados pelo seu Chefe de Seção, diretamente na Loja Escoteira Nacional on-Line. Nós montamos uma página que explica tudo certinho o que comprar e como: CLIQUE AQUI!

QUANDO FAZER A INTEGRAÇÃO E A PROMESSA?

A integração de um novo membro no GEAr Jahú se dá assim que o mesmo adquirir seu uniforme, e isso deve acontecer em até 3 meses após sua entrada efetiva (registro) na Unidade Escoteira Local.
Já a Promessa só pode acontecer quando o jovem estiver concluído o período introdutório e após consultar o seu chefe de seção. Estando pronto e autorizado, os responsáveis pelo jovem deve realizar o agendamento com os diretores do grupo.

O QUE DEVO FAZER COM OS CERTIFICADOS QUE RECEBEMOS?

Os certificados que os chefes e direção da UEL entregam são os únicos documentos que comprovam o histórico de desenvolvimento das crianças e adolescentes de um grupo escoteiro, por isso eles devem ser muito bem guardados. Quando o jovem conseguir acumular os quesitos mínimos para a obtenção de distintivos especiais, como o Cruzeiro do Sul para os Lobinhos por exemplo, é necessário escanear todos os certificados e enviar para a União dos Escoteiros do Brasil para homologação. Sendo assim, é de suma importância que se guardem muito bem TODOS os seus certificados.


POR QUE TANTA PREOCUPAÇÃO COM A FICHA MÉDICA?

Nós exigimos a ficha médica devidamente preenchida para garantir a saúde da criança, pois costumamos levá-los para acampamentos e excursões, e se por ventura alguma delas passar mal, teremos como saber a melhor forma de ajudá-la. Caso falte informação ou se alguma delas estiver errada, o maior prejudicado será a própria criança. Sendo assim, mantenha a ficha médica atualizada e também a carteirinha de vacinação, pois em acampamentos iremos precisar de cópias atualizadas.

 

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens