Seleção de Adultos
» Seleção de Adultos

A partir dos 21 anos, qualquer pessoa pode atuar como voluntário em um grupo escoteiro, sem limite máximo de idade. Para isso, basta:
  • – ter disponibilidade aos FINAIS DE SEMANA,
  • – ESFORÇO para se fazer presente no movimento,
  • – poder dedicar-se ao preparo das atividades (duas horas por semana, em média),
  • – adorar o contato com a natureza, com crianças, adolescentes e jovens,
  • – ter gosto pela aviação e astronomia (ao menos desejo de se envolver com o tema),
  • – compartilhar de nossos Princípios e Valores,
  • – ser um adulto de bom caráter, bom exemplo, ser pró-ativo, dinâmico e motivado.

 

 Se você se encaixa nesses requisitos, basta preencher a FICHA abaixo e aguardar nosso contato para agendamento de entrevista.

 

O voluntário, seja escotista (que atua diretamente com os jovens) ou dirigente (que trabalha na administração do grupo escoteiro), é o elo entre a teoria e a prática. É ele quem incentiva e acompanha o desenvolvimento de cada jovem, quem prepara as atividades de forma que os escoteiros se sintam motivados e desafiados. O adulto é a ferramenta pela qual o Escotismo acontece, e que possibilita que o jovem seja o protagonista e o foco de nosso Movimento.
Saiba mais no website da União dos Escoteiros do Brasil.

 

Quanto isso me custará?

 

O voluntário em nossa Unidade Escoteira Local fornece o seu precioso tempo, conhecimento, esforço e exemplo de vida, por isso acreditamos que não tenha que investir dinheiro do próprio bolso para ser voluntário. O único custo que um chefe terá em nossa UEL é o de seu uniforme e equipamentos de uso pessoal. Exceto se o voluntário estiver disposto (e possuir condições financeiras para tal) poderá realizar contribuições voluntárias.

 

Que tempo preciso dedicar?

 

Nossas atividades acontecem aos domingos a tarde, mais precisamente das 14:30 às 18:00. Mas não é apenas esse tempo que precisará entregar ao movimento escoteiro. Além disso, necessitamos nos reunir periodicamente para programar as nossas atividades, e podemos agendar algum sábado ou mesmo dias da semana a noite para tal. Mas sempre combinado com antecedência.

 

O voluntário no movimento escoteiro necessita capacitar-se, por isso será necessário participar de cursos que acontecem anualmente em cidades de nossa região. As vezes precisamos ir à São Paulo também. Esses cursos duram o final de semana inteiro, normalmente das 7:00 do sábado às 18:00 do domingo, e dormimos no local do curso. Além disso, temos os acampamentos que proporcionaremos aos nossos jovens, que se dão aos mesmos moldes dos cursos.

 

RAZÕES PARA FAZER UM TRABALHO VOLUNTÁRIO:

1) Exercer a cidadania

Por meio do voluntariado, você tem uma grande oportunidade de exercer seu papel como cidadão. Uma parte essencial da condição de cidadão é desempenhar um papel ativo na transformação da sociedade – e nada melhor que doar seu tempo para causas sociais relevantes.

2) Aprender algo novo

Em um programa de voluntariado, é muito comum adquirir novas habilidades, uma vez que neles você desempenha atividades que talvez nunca tenha precisado fazer em sua vida, como ajudar na construção de uma casa. E mesmo que você trabalhe com tarefas com as quais você já esteja acostumado, é muito provável que você lide com nova situações, diferentes públicos e diferentes necessidades. Por isso, o trabalho voluntário é enriquecedor – tanto para quem o desempenha, quanto para quem é impactado por ele.

3) Encontrar sua causa

A vida é muito melhor vivida quando você trabalha em prol de um grande sonho, de uma causa que você sente prazer em defender. Com o voluntariado, você pode descobrir uma causa social que mude a forma como você encara as coisas e traga um novo sentido para sua vida.

4) Fazer o bem

Fazer o bem, que mal tem? Ser um voluntário envolve desempenhar atividades que vão impactar a vida de muitas pessoas que você talvez sequer conheça. Entre fazer nada e ser indiferente ou ter a possibilidade de fazer o mundo um lugar melhor, o que você escolhe?

5) Fazer parte de um novo mundo

As redes de voluntariado crescem dia após dia mundo afora, e também no Brasil. Ao participar dessas redes, você terá a chance de conhecer pessoas e organizações incríveis que provavelmente jamais entraria em contato. Espere conhecer gente de tudo que é tipo!

6) Viver uma experiência sem igual

Ser um voluntário é uma experiência única e que muda definitivamente a vida de milhares de pessoas todos os dias. É a sua chance de expandir horizontes, tornar-se mais engajado e trazer um impacto positivo para a sociedade.

 


 

//
Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens